Postada em 5th Apr 2018 @ 8:38 AM
O verão chegou com força total e nada melhor que um bom churrasco para acompanhar. O churrasco é ideal para eventos, reunir amigos e famílias, comemorações ou mesmo o simples e delicioso ato de comer uma boa carne
Um bom churrasco possui alguns cuidados básicos e truques essenciais que dão aquele toque especial. Você sabe como fazer um churrasco do início ao fim?
Esse post tem como objetivo mostrar o passo-a-passo e dicas incríveis para você fazer um bom churrasco!
Assim como tudo na vida, é importante que seja feito um planejamento do que você irá fazer para não correr o risco de imprevistos que prejudicarão o processo. Pense nos detalhes e em tudo que será preciso para o preparo.
Um bom exemplo disso é o carvão. O ideal é que o carvão já esteja há aproximadamente 1 hora no fogo para poder receber a carne. Ou seja, planeje bem o seu tempo.
Primeiramente, fuja das carnes congeladas. Uma boa carne precisa ter um aspecto viçoso, a cor vermelho-vivo e uma camada de gordura.
Em relação à quantidade, é preciso pensar em uma média. Algumas pessoas comem pouco, algo em torno de 200 gramas. Já outras comem muito, algo em torno de 1 quilograma. Sendo assim, estabelecer uma quantidade em torno de 600 gramas por pessoa é uma boa ideia.
Limpe a churrasqueira completamente, depois coloque o carvão em um canto da churrasqueira. Para um churrasco de até 10 pessoas, não coloque mais do que 2 kg de carvão.
Faça uma espécie de casa de índio (oca) com os pedaços maiores. Faça uma bola com um pedaço do papel do saco de carvão e coloque no meio dessa oca.
Utilize cerca de 100 ml de álcool (de 90° GL, para alcançar a combustão necessária) na bola de papel, risque um fósforo e pronto. Agora é só deixar o fogo exercer seu papel e começar a queimar.
Dica de ouro: nunca utilize toda a churrasqueira com brasa. Você vai precisar de espaços para assar diferentes tipos de carnes.
Para carne bovina, use apenas sal grosso. Não utilize sal grosso úmido, pois ele faz com que a carne absorva muito sal.
Espalhe-o sobre toda a superfície da carne instantes antes de assá-la. Quando começar a transpirar, significa que o sal aderiu bem. Ao retirar a carne, bata para retirar o excesso de sal.
Para carne de frango ou suína, utilize temperos como limão, pimenta do reino e alecrim.
Para certos tipos de carnes, misturar sal grosso com um pouco de ervas secas, como sal de aipo, alho e ervas, pode dar um sabor mais interessante à carne. Vale experimentar com moderação.
O segredo de um bom churrasco é saber explorar as técnicas de grelha das carnes, para garantir a maciez e suculência.
Em geral, as carnes ficam bem próximas da brasa do carvão por um período curto (em torno de 5 a 15 minutos).
Coloque a carne na grelha ou espeto e asse até criar um suco sobre ela. Quando isso acontecer, vire a carne. Quando o suco aparecer do outro lado, já estará no ponto correto.
O espeto deve ficar a 40 cm do fogo, para proteger a carne da alta temperatura e evitar o ressecamento.
Não é preciso de muito fazer um bom churrasco. Uma tábua grande de madeira, uma faca bem afiada e um pegador específico para a carne (não utilize garfos, pois, ao ser furada, a carne perde líquidos importantes).
Além disso, manter o ambiente de trabalho limpo e organizado requer alguns itens básicos como avental, guardanapos, luvas, pratos plásticos, e isso tudo você encontra na Embrast.
Gostou das dicas para fazer um bom churrasco? Deixe seu comentário e até a próxima.