Categorias de Produtos

Newsletter


Como fazer um bom churrasco.

Postada em 5th Apr 2018 @ 8:38 AM

           COMO FAZER UM BOM CHURRASCO

familia-fazendo-churrasco

O verão chegou com força total e nada melhor que um bom churrasco para acompanhar. O churrasco é ideal para eventos, reunir amigos e famílias, comemorações ou mesmo o simples e delicioso ato de comer uma boa carne

Um bom churrasco possui alguns cuidados básicos e truques essenciais que dão aquele toque especial. Você sabe como fazer um churrasco do início ao fim?

Esse post tem como objetivo mostrar o passo-a-passo e dicas incríveis para você fazer um bom churrasco!

 

PLANEJAMENTO

Assim como tudo na vida, é importante que seja feito um planejamento do que você irá fazer para não correr o risco de imprevistos que prejudicarão o processo. Pense nos detalhes e em tudo que será preciso para o preparo.

Um bom exemplo disso é o carvão. O ideal é que o carvão já esteja há aproximadamente 1 hora no fogo para poder receber a carne. Ou seja,  planeje bem o seu tempo.

 

QUANTIDADE DE CARNE

um bom churrasco

Primeiramente, fuja das carnes congeladas. Uma boa carne precisa ter um aspecto viçoso, a cor vermelho-vivo e uma camada de gordura.

Em relação à quantidade, é preciso pensar em uma média. Algumas pessoas comem pouco, algo em torno de 200 gramas. Já outras comem muito, algo em torno de 1 quilograma. Sendo assim, estabelecer uma quantidade em torno de 600 gramas por pessoa é uma boa ideia.

 

COMO ACENDER O FOGO

um bom churrasco

Limpe a churrasqueira completamente, depois coloque o carvão em um canto da churrasqueira. Para um churrasco de até 10 pessoas, não coloque mais do que 2 kg de carvão.

Faça uma espécie de casa de índio (oca) com os pedaços maiores. Faça uma bola com um pedaço do papel do saco de carvão e coloque no meio dessa oca.

Utilize cerca de 100 ml de álcool (de 90° GL, para alcançar a combustão necessária) na bola de papel, risque um fósforo e pronto. Agora é só deixar o fogo exercer seu papel e começar a queimar.

Dica de ouro: nunca utilize toda a churrasqueira com brasa. Você vai precisar de espaços para assar diferentes tipos de carnes.

 

TEMPERO

carne-sendo-temperada

Para carne bovina, use apenas sal grosso. Não utilize sal grosso úmido, pois ele faz com que a carne absorva muito sal.

Espalhe-o sobre toda a superfície da carne instantes antes de assá-la. Quando começar a transpirar, significa que o sal aderiu bem. Ao retirar a carne, bata para retirar o excesso de sal.

Para carne de frango ou suína, utilize temperos como limão, pimenta do reino e alecrim.

Para certos tipos de carnes, misturar sal grosso com um pouco de ervas secas, como sal de aipo, alho e ervas, pode dar um sabor mais interessante à carne. Vale experimentar com moderação.

 

TÉCNICA E TEMPO

um bom churrasco

O segredo de um bom churrasco é saber explorar as técnicas de grelha das carnes, para garantir a maciez e suculência.

Em geral, as carnes ficam bem próximas da brasa do carvão por um período curto (em torno de 5 a 15 minutos).

Coloque a carne na grelha ou espeto e asse até criar um suco sobre ela. Quando isso acontecer, vire a carne. Quando o suco aparecer do outro lado, já estará no ponto correto.

O espeto deve ficar a 40 cm do fogo, para proteger a carne da alta temperatura e evitar o ressecamento.

 

EQUIPAMENTOS

um bom churrasco

Não é preciso de muito fazer um bom churrasco. Uma tábua grande de madeira, uma faca bem afiada e um pegador específico para a carne (não utilize garfos, pois, ao ser furada, a carne perde líquidos importantes).

Além disso, manter o ambiente de trabalho limpo e organizado requer alguns itens básicos como avental, guardanapos, luvas, pratos plásticos, e isso tudo você encontra na Embrast.

 

Gostou das dicas para fazer um bom churrasco? Deixe seu comentário e até a próxima.